Home

Onde pessoas, comunidades e organizações se inspiram para tornar suas cidades mais acolhedoras, inclusivas, generosas, resilientes e regenerativas.

Quem Somos

Cidades Afetivas é um observatório dos movimentos afetivos que promovem práticas sustentáveis e regenerativas das formas de viver e conviver nas cidades. Somos um coletivo que aposta na transição de pessoas, comunidades, organizações e cidades que querem transformar suas realidades.

Nosso propósito é inspirar pessoas, coletivos e organizações a redesenharem de forma colaborativa suas comunidades tornando-as mais acolhedoras, inclusivas, generosas, resilientes e regenerativas.

Nossos Princípios

As mudanças aspiradas pelo Cidades Afetivas são orientadas por três princípios fundamentais que promovem a reconexão consigo mesmo, com os outros e com o meio ambiente e inspiram o desenvolvimento de comunidades prósperas e abundantes.

1 – Autoconhecimento e autodesenvolvimento:

Para fazermos as mudanças que queremos em nossas comunidades, organizações e cidades é preciso desenvolver a si mesmo, cultivar o desenvolvimento interior e a reconexão de cada um de nós com os sistemas vivos bioculturais.

2 – Ativação da comunidade e fortalecimento da coletividade

Envolver pessoas, grupos e redes na colaboração, na cocriação e no compartilhamento de fazeres e saberes para transformar e revigorar nossas comunidades, organizações e cidades.

3 – Cuidado e regeneração sistêmica do nosso contexto socioecológico

Somos interdependentes – indivíduos, sociedades, meio ambiente – cuidar de si, das comunidades, organizações e cidades é fundamental para a regeneração dos sistemas socioecológicos tanto em escala local quanto global.