“Mulheres De Luta” Obra Inédita Da Artista Vivian Blaso É Inspirada Na Luta Das Mulheres Guarani No Jaraguá.

A obra “Mulheres de Luta” foi inspirada na luta das mulheres Guarani Mbya na defesa do Território ocupado pela comunidade dos Guarani no Jaraguá em São Paulo.
No ano de 2020, a construtora Tenda derrubou aproximadamente 500 árvores ancestrais no local para a construção de um condomínio de edifícios residenciais em área de preservação ambiental , o que levou os Guarani do território indígena do Jaraguá a lutarem pela preservação da mata indo contra o empreendimento predatório da construtora.

Obra: “Mulheres de Luta”

Formato: A4

Técnica: Aquarela Manual e Ilustração Digital

Artista: Vivian Blaso

Na imagem, a artista, Vivian Blaso, que também é coidelizadora do Cidades Afetivas, trouxe para a tela a representatividade das mulheres e sua força na defesa dos direitos da natureza e pela (Re) Existência dos povos originários ali naquele território.
A arte foi especialmente preparada para celebrar a luta das mulheres na defesa de seus direitos e na busca incessante pela igualdade de gênero e equidade que é celebrada no mês de março.
A frase: “Na luta que a gente se encontra” também traz forte apelo pois, é um trecho do Samba Enredo da Mangueira em 2019: “História Pra Ninar Gente Grande” que foi interpretada na voz da cantora Maria Bethânia e é fonte permanente das inspirações para a artista Vivian Blaso.
“Brasil, meu nego
Deixa eu te contar
A história que a história não conta
O avesso do mesmo lugar
Na luta é que a gente se encontra”
Sobre a artista:

Vivian Blaso, mineira de Belo Horizonte, se descobriu artista convivendo com arte urbana na cidade de São Paulo. Sua arte reivindica os direitos da natureza e a inclusão de todes com igualdade e diversidade. Idealizadora do Cidades Afetivas, Professora Universitária na FAAP e na Belas Artes. Autora do Livro: Cidades em Tempos Sombrios. Barbárie ou Civilização. Pesquisadora e Ativista. Signatária do Manifesto Convivialista. Sua missão: contribuir com o coletivo na direção de uma vida diversa e afetiva.

Serviço
Informações para imprensa: E-mail: vivianblaso@cidadesafetivas.com.br
WhatsApp: + 55 (11) 99616 5360
Instagram: https://www.instagram.com/vivianblaso/
Site: https://www.cidadesafetivas.com.br/

Obra: “Mulheres de Luta”
Formato: A4
Técnica: Aquarela Manual e Ilustração Digital
Artista: Vivian Blaso

Vivian Blaso
Por

Vivian Blaso

Doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP, pesquisadora do Núcleo de Estudos da Complexidade – COMPLEXUS. Pesquisadora no Pós Doutorado em Cidades Globais no IEA USP. Professora em Universidades, Palestrante, Coach, Autora do livro Cidades em Tempos Sombrios. Barbárie ou Civilização, Sócia na Conversa Sustentável. Artista. Signatária do Manifesto Convivialista. Apaixonada pelas cidades e seus movimentos. Dedica-se à educação, sustentabilidade, convivialismo e ao bem viver.

Comments are closed.